Submissão de trabalhos

Normas e orientações para a submissão de trabalhos

Eixos Temáticos

Eixo temático 1 – Políticas e Práxis em Educação Profissional

Análise crítica da Educação Profissional (EP) e da Educação Básica (EB) situando-as no contexto da política educacional brasileira e das mudanças socioeconômicas e políticas em desenvolvimento na sociedade contemporânea.

Serão priorizadas as seguintes dimensões:

  • As mudanças conjunturais e estruturais na sociedade situando o papel do Estado e suas implicações no campo das políticas da EB e da EP;
  • As relações entre trabalho e educação com ênfase na EP/EB;
  • As diferentes formas de organização do trabalho a partir da incorporação de novas tecnologias na produção e as diferentes implicações para a EP e para a EB;
  • A gestão e a avaliação das políticas, programas e projetos relativos à EP/EB.

Eixo temático 2 – Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional

Análise dos processos de formação docente (inicial e continuada) e as práticas pedagógicas desenvolvidas no campo da EP situando-as no contexto de desenvolvimento da sociedade e da política educacional brasileira com ênfase nas relações entre a EP e a EB.

Serão priorizadas as seguintes dimensões:

  • Formação docente para a EB e para a EP: convergências, especificidades e contradições;
  • Fundamentos legais e pedagógicos que orientam a formação docente no campo da EP e as práticas formativas desenvolvidas pelas instituições formadoras;
  • Práticas pedagógicas: saberes e fazeres na integração entre a EB e a EP;
  • Formação docente e diversidade.

Eixo temático 3 – História, Historiografia e Memória da Educação Profissional

Análises sobre a história da EP e suas interfaces com a EB, com diferentes perspectivas de pesquisas que comportam estudos no âmbitodas instituições educativas, das memórias (individual ou coletiva) e da produção historiográfica sobre essa área do conhecimento.

Serão priorizadas as seguintes dimensões:

  • História de instituições educativas, sobretudo na esfera do mundo do trabalho;
  • Agentes e sujeitos da EP (gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes);
  • Práticas educativas, representações, cultura e saberes institucionalizados;
  • Processos de produção, circulação e adoção de memórias em experiências relacionadas à EP;
  • Estudos historiográficos sobre EP ou que com ela dialoguem.

Orientações para a submissão de trabalhos

Natureza dos trabalhos

Comunicações Orais (modelo)

Serão aceitos para Comunicações Orais artigos com conclusões parciais ou finais de pesquisas, abordando temáticas novas ou já estabelecidas nas áreas dos Eixos Temáticos definidos pelo Colóquio, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.

O texto deverá ter de 10 a 12 páginas, organizar-se em forma de artigo com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências. Os trabalhos aceitos para apresentação serão publicados nos anais do evento.

Pôsteres (modelo)

Serão aceitos como pôsteres os cartazes que incluam apresentações esquematizadas e ilustradas de determinados aspectos de uma pesquisa em andamento.

Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios:

  1. Relevância e pertinência do trabalho para o Eixo Temático em que foi submetido;
  2. Adequação conceitual na formulação dos problemas;
  3. Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
  4. Interlocução com a produção da área da educação profissional, em particular com os temas propostos pelo Eixo Temático em que o trabalho foi submetido;
  5. Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área do evento especialmente no Eixo Temático em que foi submetido.