Apresentação

Período de realização: 04 a 06 de setembro de 2019

Sobre o evento

V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional – A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Regressão social e resistência da classe trabalhadora é uma realização do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O escopo do último Colóquio será mantido (conferências de abertura e de encerramento, seis mesas temáticas, quinze sessões simultâneas de apresentações de comunicações orais e apresentação de pôsteres), todavia, nesta edição, os três eixos das sessões de comunicações orais serão: Políticas e Práxis em Educação Profissional; Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; História, Historiografia e Memória da Educação Profissional. Esses eixos temáticos coincidem com as atuais linhas de pesquisa do PPGEP: Políticas e Práxis em Educação Profissional; Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; História, Historiografia e Memória da Educação Profissional.

O evento ocorrerá em nova fase do PPGEP: a criação do curso de doutorado no âmbito do Programa. Isso porque, após o bom resultado obtido na avaliação correspondente ao primeiro ciclo avaliativo do PPGEP (2013-2016), publicada pela CAPES em 2017, a equipe do Programa submeteu o APCN do curso de doutorado em 2018. Em dezembro de 2018, a CAPES aprovou a proposta submetida, de maneira que, em 2019, o curso de doutorado foi iniciado.

Neste V Colóquio, busca-se analisar e problematizar o contexto social, político e econômico nacional e internacional que vem resultando em retrocessos no campo dos direitos sociais na sociedade brasileira de forma geral e, especificamente, na formação da classe trabalhadora, nomeadamente, no ensino médio e na educação profissional.

Breve histórico

Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional foi realizado pela primeira vez em 2011 como parte do processo de elaboração do projeto de criação do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). É um evento bianual organizado pelo PPGEP e vem se consolidando como espaço de produção e difusão do conhecimento acerca da Educação Profissional e de suas interrelações com a Educação Básica. Apesar de ter sido criado com essa denominação, a edição atual intitula-se V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional – A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Regressão social e resistência da classe trabalhadora. O processo histórico que produziu essas mudanças ao longo do tempo está sintetizado à continuação.

II Colóquio Nacional – A Produção do Conhecimento em Educação Profissional, realizado em 2013, marcou o início das atividades acadêmicas do PPGEP, encerrando-se com a aula inaugural do Programa. O evento objetivou intensificar o diálogo com o mundo acadêmico no campo da Educação Profissional.

III Colóquio Nacional – A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Plano Nacional de Educação (2014-2024), realizado em 2015, coincidiu com o período das defesas de dissertações dos primeiros mestrandos do Programa. Nessa edição, foi acrescentado ao título original um subtítulo que indica o objetivo do Colóquio na respectiva edição.

A partir de 2017, passou a assumir a dimensão internacional e denominou-se IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional – A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: a reforma do ensino médio e suas implicações para a educação profissional.